O branqueamento dentário é um procedimento médico que tem como objetivo deixar o tom dos seus dentes mais branco sem danificar.

Existem dois tipos de branqueamento realizados pelo médico dentista:
Branqueamento em consultório: é colocado o gel na superfície do dente e ativado com uma luz.
Braqueamento em casa: é utilizado uma moldeira/goteira confecionada no consultório dentário à medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca.

Dicas para branquear os dentes

– Branqueamento dentário realizado pelo médico dentista: é a maneira mais eficaz e segura para branquear os dentes;
– Pastas dentifrícas com acção branqueadora (à venda em farmácias) auxiliam no tratamento, acelerando o processo: são apenas um complemento ao branqueamento dentário;
– Evitar alimentos e bebidas com tendencia à pigmentação (Ex: café, vinho tinto, chá)

O branqueamento dentário tem efeitos secundários?

De um modo geral os efeitos secundários, quer a nível dentário quer a nível das gengivas, estão relacionados com a concentração dos produtos, a forma como são aplicados e as condições específicas de cada paciente. Os mais frequentes são a sensibilidade dentária e algum desconforto gengival que usualmente desaparece com a interrupção do tratamento.

Contudo, a aplicação incorreta dos produtos químicos de maior concentração, com ou sem luzes acessórias, pode provocar lesões mais graves e duradouras. O seu médico dentista pode prevenir e controlar clinicamente estas condições.

Utentes que possuam restaurações e próteses dentárias poderão ter a necessidade de substituir ou reparar as mesmas no final do tratamento de branqueamento, de forma a harmonizar a cor e a integridade das restaurações dentárias, na medida em que os produtos de branqueamento não atuam na cor dos materiais que as compõem.

O que deve fazer antes de realizar o branqueamento?

Deve ser realizada uma consulta de higiene oral para a limpeza dos dentes (remoção do tártaro, placa bacteriana e pigmentos). Uma correta higiene dentária é fundamental, quer antes quer depois do tratamento.

São de evitar, nesta fase, alimentos que contenham uma elevada concentração de pigmentos (café, vinho tinto, entre outros) e não se deve fumar.

Pin It on Pinterest