A toxina botulínica é uma substância purificada que quando injetada reduz a atividade dos músculos faciais. É utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos (exemplo: pés de galinha), região da teste e glabela (espaço entre as sobrancelhas).

Marcas de expressão na face são inevitáveis, alguns fatores como envelhecimento, má alimentação e exposição solar contribuem para marcas mais vincadas. O Botox® auxilia na prevenção de futuras rugas e ameniza as já existentes. De forma a prevenir a toxina pode ser aplicada em pessoas jovens para precaver o aparecimento das primeiras linhas de expressão e impedir a formação de rugas. Por outro lado, a toxina ajuda a tratar as rugas já existentes, normalmente a partir dos 30 anos, a aplicação vai relaxar os músculos.

Tratamento com a Toxina Botulínica (Botox®)

Antes de iniciar o tratamento é importante obter a história clínica do paciente, após a avaliação e anamnese é realizado o tratamento. A terapia consiste em injetar poucas quantidades de toxina botulínica diretamente nos músculos faciais, o objetivo da toxina será relaxar os músculos selecionados. A agulha utilizada é muito fina, deste modo, o tratamento é bem tolerado, pouco doloroso e tem a duração de poucos minutos.

Ao contrário do ácido hialurónico (que os efeitos são notórios logo), os resultados da toxina botulínica começam a ser visíveis 3 a 7 dias após a sua aplicação. Não é um tratamento definitivo e por isso necessita de nova aplicação 4 a 6 meses depois, altura em que a toxina já desapareceu quase por completo.

Existem alguns efeitos adversos associados, mínimos e temporários. Hematomas no local da aplicação e algumas dores de cabeça podem estar associadas a aplicação da toxina botulínica. Porém são efeitos ligeiros e reversíveis.

Após o tratamento é importante ter alguns alguns cuidados: não baixar a cabeça nas 4 horas após o tratamento; evitar a exposição solar direta e não realizar atividade física nas 24 horas seguintes e durante os 3 primeiros dias não deve massajar a zona.


Dra. Catarina Gonçalves

Dra. Catarina Gonçalves

Marque já a sua consulta na Clinica de Santo Amaro, através dos contactos de telefone 291765100 | 961868888 | 912476070, ou email geral@clinicasantoamaro.com.

Pin It on Pinterest