A saúde oral na gravidez pode levantar várias questões acerca da cavidade oral durante a gestação. A gravidez enfraquece os dentes? Há mais risco para a doença cárie durante esse período? Continue lendo e fique a saber mais sobre o assunto.

Consultas de rotina regulares são importantes e para as grávidas não é exceção. Ao visitar o seu médico dentista com regularidade vai manter uma boa saúde oral e prevenir doenças orais (como por exemplo cárie, doença periodontal, entre outros).

A gravidez não faz aumentar a incidência de cárie dentária, por isso, não há ligação direta entre o aparecimento de cárie e a gestação. Por vezes, durante este período pode haver agravamento das condições de má saúde oral.

Por outro lado, devido a alterações hormonais as gengivas tendem a ficar mais sensíveis. As gengivas podem sangrar mais e se não existirem cuidados adequados de higiene oral esta situação pode piorar.

Em caso de dor a grávida não deve se automedicar. Após avaliação pelo Médico Dentista será prescrito a medicação adequada e realizado o tratamento necessário. Ao contrário do que ouve dizer, é possível realizar tratamentos dentários durante a gravidez. O ideal será fazer todos os tratamentos antes de engravidar, porém quando assim não acontece é necessário intervir e tratar durante a gravidez. Adiar os tratamentos dentários será mais negativo para ambos (mãe e feto), uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário.

As consultas para a grávida devem ser de curta duração e preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre da gestação (mais especificamente entre as 14 e as 20 semanas).

Cuidados a ter de Saúde Oral na Grávida?

Os cuidados a ter durante a gestação são os mesmo: consultas regulares ao seu médico dentista (normalmente, a cada 6 meses) e adotar bons hábitos de higiene oral. Se engravidar pode avisar imediatamente o seu médico dentista e fazer uma avaliação e planear os tratamentos prioritários.

A saúde oral do bebé começa pela boca da sua mãe, consulta dentária na gravidez é fundamental.


Dra. Catarina Gonçalves

Dra. Catarina Gonçalves

Marque já a sua consulta na Clinica de Santo Amaro, através dos contactos de telefone 291765100 | 961868888 | 912476070, ou email geral@clinicasantoamaro.com.

Pin It on Pinterest